Quem nunca pensou em financiar um carro, realizar a tão sonhada compra de uma casa ou até mesmo fazer uma cirurgia plástica e acabou se desmotivando com as altas taxas de juros cobradas? O consórcio, que teve desempenho recorde em 2022, é uma opção viável e segura para a aquisição de bens e serviços. Segundo pesquisas da ABAC (Associação Brasileira de Administração e Consórcios) somente no ano passado foram 3,93 milhões de novas adesões, um aumento de 13,6% em comparação ao ano de 2021.
Esses números também se refletiram em um aumento do volume de créditos negociados e na quantidade de consorciados ativos, impulsionado pelo cenário de taxas de juros elevadas, indicando um período de crescimento sem igual para o sistema. “O consórcio é atrativo pois traz uma opção viável para adquirir bens e serviços, sem incorrer em juros. Além disso, o benefício adicional de manter o crédito atualizado para aquisição dos bens ou serviços desejados é um fator que tem chamado a atenção dos consumidores”, relata Mauricio, Comercial do Grupo KSL.
Segundo Mauricio, houve um aumento significativo na procura por consórcios de serviços. “Esse tipo de consórcio tem um alcance mais amplo, permitindo a realização de diversos sonhos, como tratamentos estéticos, festas de casamento ou viagens. A autonomia proporcionada pela carta de crédito dá ao participante o poder de decidir como empregar os recursos, inclusive viabilizando o financiamento integral de até 100% do serviço desejado”, explica.
Os consórcios se destacam ainda mais quando comparados a outras formas de financiamento, tendo como principais vantagens a facilidade na adesão e custos e taxas mais baixos em relação aos empréstimos tradicionais. Além disso, eles podem ser repassados, em caso de desistência, possibilitando a recuperação do dinheiro que foi investido, de acordo com as regras de cada administradora
Em constante transformação, o mercado de consórcios se baseia na crescente visibilidade e nas oportunidades associadas a ele. “No grupo KSL permanecemos dedicados a explorar essas oportunidades e a superar os desafios, impulsionando um crescimento contínuo que beneficia tanto os consumidores quanto o mercado financeiro em geral”, conclui Mauricio.