Você sabe o que é Eneagrama? Conheça o sistema que melhora os relacionamentos dentro de uma empresa

 

A humanização através de uma técnica de estudo de personalidade e autoconhecimento

 

O sucesso de uma empresa está diretamente correlacionado com o relacionamento que esta tem com seus funcionários e é pensando nisso que a KSL utiliza desde 2003 o Eneagrama com seus gestores. A ferramenta facilita o processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento das pessoas. Sendo assim, pode ser um instrumento utilizado em diversas áreas, como na área profissional, pessoal e empresarial.

A KSL utiliza este sistema pelo estilo de liderança que a empresa tem, que é verdadeiramente humano. O Eneagrama é utilizado como ferramenta para humanizar o profissional no seu trabalho. Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, a utilização do Eneagrama como ferramenta de autoconhecimento, comunicação e feedback auxilia a equipe ao mostrar suas principais habilidades para as pessoas. Estimulando-as ao pontuar suas dificuldades ou desvios, possibilitando assim que essa pessoa com esse conhecimento possa mudar, crescer e ter resultados melhores na sua vida profissional e pessoal.

A técnica nada mais é do que um diagrama de nove pontas usado para estudar a personalidade e proporcionar o autoconhecimento. Por ser uma técnica que capacita as pessoas a ter um estudo aprofundado da personalidade, é utilizado por diversas empresas como uma ferramenta de desenvolvimento, para conhecer melhor os pontos fortes e fracos da personalidade de cada colaborador, capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação interna e externa, e relacionamento interpessoal. O Eneagrama evidencia as características e potencialidades, aponta as deficiências e mostra como trabalhá-las. Sendo um sistema dinâmico e envolvente muito eficaz no auxílio aos gestores de uma empesa, pois possibilita a melhora no jeito de ser e de se relacionar.

O trabalho em equipe pode se beneficiar, uma vez que, ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar a superar as dificuldades juntos, ao invés de bater de frente com o problema, solucionando-o de forma eficiente. “As vantagens são muitas, entre elas a possibilidade de o gestor interagir de forma mais assertiva com seus colaboradores e também com seus pares, ou seja, outros gestores. Conhecendo perfil de cada um é possível melhorar a comunicação, o trabalho em equipe, aprimorar os feedbacks e ainda resolução de conflitos”, finaliza Edemilson.