Empresa de Contact Center alerta sobre a importância de verificar os dados antes de pagar um boleto

Na última pesquisa feita pela Axur, empresa especializada em riscos digitais, foi revelado que só em 2021, houve um aumento acima de 785% nos golpes via boleto bancário no Brasil. O golpe, que já é aplicado há anos, vem aperfeiçoado com o uso de dados espalhados pela internet.

Os boletos ainda correspondem ao método mais utilizado no Brasil — cerca de 75% dos pagamentos, como afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Por isso, é importante precaver qualquer intenção de golpe.

O gestor de TI, do Grupo KSL, Claudio Isibara, comenta ser necessário ficar atento com o vírus Bolware, capaz de adulterar as informações de boletos emitidos pela internet, fazendo com que o pagamento seja direcionado para a conta do golpista, “para evitar este problema, tenha um antivírus para detectar essa ameaça”, aconselha.

Ao efetuar o pagamento via boleto é muito importante observar os dados do beneficiário, caso esteja diferente do credor, validar a informação com o emissor do boleto é o caminho mais seguro. “O boleto deve ser obtido em canais oficiais do credor, desconfie de boletos recebidos em canais digitais que não está acostumado a receber”.

Com mais de 25 anos no mercado, o Grupo KSL Associados é especialista em contact center focado em atendimento humanizado, e reforça a importância de acompanhar de perto e medir a qualidade do atendimento, virtuais ou não, para ajudar os clientes nesse tipo de situação.

Claudio Isibara - Gerente TI - KSL ASSOCIADOS
Claudio Isibara – Gerente TI  da KSL ASSOCIADOS

“O mais importante é conferir todos os dados do boleto: valor, vencimento, dados do pagador, nome da empresa, CNPJ. Caso o boleto esteja vencido, entre em contato com os canais oficiais da credora para recalcular os valores e assim efetuar o pagamento sem dores de cabeça futura”, finaliza.