Segundo a ABAC, cerca de R$ 52 bilhões de créditos concedidos nas contemplações foram injetados na economia brasileira
Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, ABAC, mesmo com todas as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, o Sistema de Consórcios fechou o ano de 2020 reafirmando sua potência. Em dezembro, os consórcios, atingiram a marca de 7,83 milhões de participantes ativos, um marco inédito.
O levantamento afirma que os negócios realizados no segmento ultrapassaram a marca de R$ 163,63 bilhões, cerca de 21,5% maior que os R$ 134,68 contabilizados em 2019. Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, acredita que esse aumento mostra a importância do segmento para o mercado. “O consórcio vem se fortalecendo ano a ano como uma importante forma de aquisição de bens, sem juros e de forma muito transparente e confiável”.
Em relação à inadimplência entre os contemplados segue demonstrando uma tendência de queda desde julho de 2018, entretanto, em abril e maio a taxa chegou à 6,28% e 6,24% respectivamente, segundo dados do Banco Central. “É natural que no início da pandemia, muitas pessoas ficassem ansiosas e temerárias com a atual situação do país e do mundo. Diante de um cenário de incertezas, uma das primeiras ações é cortar gastos buscando efetuar reservas financeiras e isso se refletiu nos indicadores de inadimplência”, explica.
Acompanhando diariamente estes indicadores, a empresa que é especializada em crédito e cobrança, reforça a importância de estratégias personalizadas e adequadas essas situações desse tipo. “Procuramos sempre esclarecer as principais dúvidas dos consorciados e a importância de manter as contas em dia, evitando acúmulo de encargos e consequentemente comprometendo ainda mais sua renda”, pontua.
Apesar das dúvidas causadas pela crise econômica, o Sistema de Consócio se mostrou resiliente e para 2021, Edemilson, se mostra positivista. “A recuperação da atividade econômica e a confiança do consumidor no sistema de consórcio serão fatores primordiais para a manutenção do patamar de vendas de 2020 ou até mesmo para o aumento das vendas nesse ano. ”, finaliza.