Começou a trabalhar na empresa aos 18 e a comprou aos 24, transformando-a num dos maiores nomes do setor de cobrança do país

 

Conheça a trajetória de Edemilson Motoda à frente da KSL Associados

A história de Edemilson Koji Motoda está atrelada à da KSL Associados. Em seu primeiro emprego, aos 18 anos, teve um desempenho tão extraordinário que aos 24 anos ele comprou a marca e assumiu a diretoria. Hoje, é uma das maiores marcas do setor de cobrança de todo o país.

A KSL se estruturou na zona norte da capital de São Paulo, com a participação de três sócios: Koji, Santos e Lopes – por isso o nome. No início dos trabalhos, os sócios eram responsáveis por todas as etapas do processo de cobrança, o que era muito importante para garantir a qualidade dos serviços, bem como a profunda especialização e entendimento do negócio e diferenciais a serem oferecidos.

O primeiro grande desafio foi consolidar e estabilizar a empresa, tornando-a sólida e confiante para seus contratantes. Estar atento às necessidades dos clientes e do mercado e conseguir entregar o resultado esperado com a qualidade, sempre pautados pela ética e pelo respeito ao ser humano em todas as esferas de relacionamento com os stakeholders.

O objetivo de Edemilson sempre foi criar um ambiente tecnológico que entregasse o melhor resultado para seus clientes, sem perder a humanização ao executar as tarefas. Para isso, ele buscou diversos treinamentos, especializações e cursos de coaching para implementar mais qualidade em seu trabalho.

Como sempre foi um visionário do mercado de crédito e cobrança, vendo-o como consolidado – sempre haverá pessoas buscando crédito e formas de adquirir bens e serviços, seja por meio de financiamentos, consórcio, commodity, como também não faltarão quem esteja com dificuldades de arcar com suas dívidas.

“A KSL existe para ajudar estas empresas e clientes. Porém, cada vez mais este mercado se tornará seletivo, no sentido de não aceitar empresas que não sejam idôneas e éticas e que não estejam alinhadas com seus clientes e seus objetivos”, afirma Motoda. “Além disso, enquanto empresa de recuperação de crédito, o grande desafio sempre será alinhar tecnologia de ponta, equipe qualificada com os resultados financeiros”, conclui.

Nesses mais de 20 anos de KSL, conquistas foram muitas: parceiros importantes do segmento de consórcio e outros setores; estabelecer cada célula com pessoal capacitado e comprometido com a empresa; ter um TI interno capacitado para desenvolver ferramentas tecnológicas com foco nos objetivos dos clientes, gerando maior agilidade e poder de atender necessidades que, por vezes, os concorrentes não conseguem ou demoram muito por conta de ter seu TI terceirizado; associações a importantes entidades de classe e a desejada conquista do SELO de Qualidade.

Em 2017, o Grupo KSL recuperou aproximadamente R$ 100 milhões, somente para o segmento de consórcio.