Consórcio se torna uma ótima alternativa para quem planeja ter um bem

Sistema de financiamento vem se destacando nos últimos anos e mostra um crescimento acima do esperado em 2018

O segmento de consórcio apresentou uma alta no início de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a ABAC – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, o sistema bateu o recorde quadrimestral dos últimos cinco anos em todos os setores em que a modalidade está presente. O crescimento foi de 8,3% em relação ao ano de 2017.

Para a associação, isso ocorre devido ao comportamento do consumidor que mudou ao longo dos últimos anos e está mais atento às finanças, ou seja, a população substituiu a compra impulsiva pela planejada. Para Simone Silva, gerente de marketing do Grupo KSL, esse planejamento foi principal fator para o crescimento do segmento.

“Com a nova regulamentação do consórcio, o consumidor se sente mais seguro para planejar e adquirir seu bem. Outro fator que atrai os consorciados é que não há necessidade de dispor de uma entrada no ato, como em um financiamento, por exemplo, com a taxa de administração a modalidade passa a ser muito mais econômica e atrativa no nosso cenário atual”, comenta Simone.

Ainda de acordo com a ABAC, o perfil do consorciado que mais investe em consórcio pertence às classes C e D somando 73% dos entrevistados. A classe B representa 20% e a classe A apenas 7%.

Mesmo possuindo um custo menor que as outras linhas de financiamento, as administradoras também se adaptaram ao novo cenário econômico, aumentando assim as prestações para os consociados, chegando em até 80 meses. Porém é sempre importante fazer uma pesquisa e análise de todas as administradoras antes de adquirir um consórcio.

“É importante conhecer as empresas que estão autorizadas pelo Banco Central e pesquisar como está o grau de inadimplência dos clientes dessa empresa.Durante toda a negociação feita pela KSL, nós levamos em conta todas as modalidades de crédito para explicar ao consorciado que não contribuindo mensalmente, ele está prejudicando todo o grupo o qual ele faz parte”, completa Simone.

No mercado há mais de 20 anos, o Grupo KSL atua no segmento de crédito e cobrança e com estratégias humanizadas, se tornou referência no mercado.