Dia da Mulher: funcionárias do Grupo KSL relatam histórias de superação

No passado, as mulheres eram consideradas o sexo frágil, vivendo à sombra dos maridos, porém, nos dias atuais a situação é diferente. Hoje elas ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho com dedicação, profissionalismo, conhecimento, total capacidade de desenvolvimento em suas áreas de trabalho.

No setor de call center a escolha dessas profissionais não é aleatória, pois elas apresentam ótimos resultados pela facilidade em comunicar-se, conduzindo negociações com calma, administrando conflitos com flexibilidade e com apurado instinto feminino.

Brinde entregue para as colaboradoras do Grupo KSL no dia da Mulher.

No GRUPO KSL, assessoria de cobrança, por exemplo, a participação de mulheres é bem ativa. Na área de atendimento por exemplo, elas representam cerca de 62%, já entre os gestores e supervisores representam 65%.

Neste ano de 2023, a empresa colheu relatos de suas colaboradoras com o intuito de conhecer um pouco mais de suas histórias, afinal basta uma rápida conversa com as colaboradoras da empresa para ter relatos de garra e resiliência, como nos conta a atendente Renile Santos Cantidio, que veio com seus pais da Bahia para São Paulo ainda pequena. Enfrentando diversas dificuldades de adaptação, seus pais decidiram então retornar à cidade natal, porém, ela e as irmãs optaram ficar em São Paulo. “Minha irmã mais velha tornou-se minha mãe, meu pai, além de melhor amiga. Sempre fomos muito unidas e tivemos que, juntas, batalhar para conquistar nossos sonhos. Hoje temos nossa casa, consegui minha habilitação e estou no meu segundo curso técnico, as coisas não são sempre fáceis, minhas irmãs são minha referência de força e de vida, são tudo para mim”, conta.

Erica Aragão de Andrade que trabalha no setor de cobrança, se define como uma mulher guerreira. “Criei e eduquei meus filhos sozinha, com a cabeça erguida; nunca entreguei os pontos, em nenhum momento pensei que não conseguiria. Passei por altos e baixos, o que me tornou uma mulher forte e guerreira”, relata.

Diante da violência doméstica enfrentada, Maria Josuana da Silva Souza, funcionária do setor de sustentação, saiu do Recife grávida de 7 meses e com um filho doente. “Tomei a decisão de vender tudo e vir embora para São Paulo, minha avó me ajudou a cuidar dos meus filhos e hoje tenho orgulho de dizer que os criei e os eduquei e, recentemente, tive a alegria de conquistar nosso apartamento”, relata com satisfação.

Larissa Silva Augusto, que trabalha no mesmo setor, iniciou sua luta aos 9 anos, sem pai e com a perda de sua mãe, foi levada a cuidar de seu irmão de 3 anos e de sua avó. “Eu precisei ser forte! Ao longo dos anos, me formei na faculdade, não tenho mais minha avó e moro com meu irmão, que hoje está com 19 anos. Com todas as dificuldades, agradeço por conseguir realizar meus sonhos! ”

Histórias como essas de garra, persistência e superação demonstram que o dia das mulheres é todo dia. São elas que escrevem sua própria história, regado principalmente de muita superação, ganhando cada vez mais espaço, merecido, no mercado de trabalho.

Sobre a KSL

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contac Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.