Empresas de Contact Center começam a se adaptar para a Lei Geral de Proteção de Dados

Medida que regulamenta o tratamento de dados de pessoas por empresas

entra em vigor em agosto deste ano 

Sancionada em 2018, a Lei 13.709, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD – entrará em vigor em agosto deste ano. O objetivo é regulamentar o tratamento de dados de clientes e usuários por parte de empresas públicas e privadas.

Com isso, qualquer empresa que incluir informações de clientes, mesmo que sejam apenas e-mail e nome, devem seguir os procedimentos da nova lei.

Empresas e grupos que não cumprirem as novas exigências estarão sujeitos a multa que pode chegar até R$ 50 milhões de reais.

Para Rodrigo Sanches, Gerente jurídico do Grupo KSL, a expectativa para implementação da LGPD é grande quando se fala em empresas de contact center.

“A Lei tem como principal foco trazer maior segurança ao titular dos dados para que os mesmos não sejam utilizados sem seu consentimento, isso obrigará as empresas a capacitar cada vez mais seu colaborador e, por consequência, ela também acarretará num melhor desenvolvimento de equipamentos e tecnologia para o setor de contact center”. Sanches acredita que a tendência é que as empresas prestem um trabalho cada vez mais qualificado.

Dentro do escopo da KSL, a regra sempre foi proteger os dados de seus clientes, respeitando as normas e em especial o Código de Defesa do Consumidor, “por isso, não haverá muita diferença da atuação atual, o que ocorre é que a lei traz alguns requisitos que precisam ser atendidos e, para tanto, precisamos adaptar apenas algumas tecnologias, que já está sendo analisadas por nossa equipe”, comenta.

A LGPD de certo modo, “forçará” as empresas a focar na experiência do consumidor, pois não será possível passar o dia tentando contato sem consentimento do mesmo. “Temos participado de eventos nos quais tem sido discutido o tema e os colaboradores já estão sendo orientados. Ainda esse ano, nós aplicaremos treinamentos específicos para atendermos completamente a lei”, afirma.

Rodrigo acredita que a Lei de Proteção de dados ajudará empresas de contact center, “é importante respeitar o consumidor e agir de acordo com os valores de nossos clientes, a lei mostra-se como um instrumento muito positivo para a nossa atuação, legitimando ainda mais a nossa atividade”, finaliza.