A solução otimiza o tempo, mas é necessário lembrar da importância do contato humano e personalizado com o público
A tecnologia está cada vez mais presente no ambiente corporativo, sempre com o objetivo de gerar melhores resultados e otimizar o tempo gasto em algumas atividades. Na área de recuperação de crédito, não é diferente.
Podemos destacar o avanço da inteligência artificial que desenvolve o papel de facilitar e melhorar algumas estratégias práticas nas empresas, como influir na redução de custos e aumentar de produtividade. Porém, é necessário que as empresas tenham cuidados para acrescentar recursos sem perder a humanização no atendimento ao cliente.
Uma pesquisa realizada no final do ano passado pelo grupo Opinium em parceria com a Zendesk aponta que 35% dos entrevistados consideram que ligar para um serviço de atendimento ao cliente uma das coisas mais desagradáveis do cotidiano.
Isso ocorre porque, o consumidor em sua maioria ou é atendido por máquinas ou por atendentes robotizados. Hoje muitas empresas recorrem à utilização de chatbot – programa de computador que tem como objetivo simular um ser humano durante uma conversação com pessoas – que não atende plenamente às expectativas dos consumidores.
Claudio Isibara, gerente de TI da KSL Associados, acredita que “a inteligência artificial ou outros mecanismos automáticos ainda está longe de resolver todas as questões, especialmente as que envolvem diversas possiblidades, e feeling como é o caso de atendimento e cobrança”, porém, é nítido que a inteligência artificial se complementa com o atendimento humanizado. “Os chatbots não agem sozinhos, por trás dessa tecnologia existe também uma inteligência humana que analisa os dados coletados, mensurando e calibrando eventuais situações encontradas”, afirma Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL.
Um dos principais objetivos da implementação de tecnologia nas empresas é dinamizar o atendimento e, além disso, os dados coletados pelos chatbots servem de base para novas estratégias para que, por exemplo, uma equipe humana possa atingir melhores resultados, “onde um chatbot não foi capaz de resolver”, reforça Motoda.
As mudanças para integração digital vão muito além do que aderir as plataformas digitais, por isso, a KSL Associados, empresa que atua no mercado de crédito e cobrança há 20 anos, aposta em softwares exclusivos, mas sempre priorizando o atendimento humanizado. “Acreditamos que não basta apenas automatizar ou substituir, é muito mais importante complementar. E para o futuro, nós não acreditamos no final do atendimento humano no setor de crédito e cobrança, acreditamos que haja uma especialização ainda maior e a utilização da tecnologia em conjunto com o ser humano para atender cada vez melhor os clientes”, finaliza Isibara.