Sempre atrelada ao objetivo de otimizar o tempo gasto em algumas atividades e gerar melhores resultados, a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Há anos, o brasileiro se mostra adepto à modalidade para compras e pagamento de contas, e, durante a pandemia, outro quesito que ganhou destaque foram os canais de auto negociação.
Segundo o levantamento feito pelo IGEOC, em 2020, cerca de 50% das pessoas entrevistadas pela entidade já negociaram uma dívida por um canal digital, seja ele, um chatbot (atendimento por operador virtual), boleto online (retirada de boleto) ou auto negociador (onde dentro dos parâmetros preestabelecidos gera-se os boletos e opções de pagamento).
Segundo Samuel Augusto dos Santos, Coordenador de Qualidade, do Grupo KSL, especialista em contact center focado em atendimento humanizado, a busca por atendimento online para negociação de dividas no primeiro quadrimestre de 2022 teve um aumento de 14,31% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Para Samuel, esse aumento se dá devido a agilidade que ele pode trazer ao consumidor. “Acreditamos que o cliente gosta de ser atendido como e quando ele quiser, nesse sentido, disponibilizar ferramentas que permitam ao consumidor ou inadimplente escolher a melhor forma de ser atendido é fundamental”. Na KSL, os atendimentos online representam cerca de 49,34%.
Outro fato apontado pela empresa é que o aproveitamento das negociações online nesse período teve um aumento de 4,03% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021. “Essas ferramentas vêm para completar o atendimento ao cliente de nosso cliente, visando a sua satisfação e resolvendo questões de primeiro nível, ou seja, questões rotineiras e que não impliquem em negociações mais avançadas, dessa forma estando disponível 24h por dia todos os dias da semana, garantindo maior agilidade e objetividade para este cliente”.
Com mais de 20 anos mercado, o Grupo KSL Associados é especialista em contact center focado em atendimento humanizado. Santos reforça a importância de acompanhar de perto e medir a qualidade do atendimento sejam eles virtuais ou não. “Para questões mais complexas e que exijam maior habilidade, conhecimento, jogo de cintura e abertura de novas possibilidades ainda acreditamos que quem faz a diferença é o ser humano. Nesse sentido, medir e acompanhar muito de perto os atendimentos e os resultados, são fundamentais para mantermos a qualidade dos atendimentos”, finaliza.
Sobre a KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contac Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.