Em março, o percentual de famílias endividadas atingiu 66,2%; devido ao coronavírus, a tendência é desse número aumentar Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC), o endividamento dos brasileiros no mês de março deste ano atingiu o marco recorde. Após ter recuado a 65,1% em fevereiro, o percentual de famílias com dívidas saltou para 66,2% no último mês, o maior índice desde o lançamento em 2010 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
A expectativa da entidade é que com a pandemia do coronavírus, essa inadimplência aumente gradativamente. Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, nesse momento as empresas de contact center devem priorizar o atendimento humanizado para compreender e auxiliar o inadimplente.
“Quando falamos em atendimento humanizado falamos em escutar o cliente e suas necessidades, oferecendo uma conversa mais próxima e humana, buscando oferecer soluções que realmente atendam suas expectativas dentro dos parâmetros estabelecidos pela credora e nesse momento isso é fundamental”, comenta.
A empresa que possui mais de 20 anos no mercado, sempre focou nessa cultura de humanização, focando em ouvir as necessidades e situação individualmente.
Além disso, para os próximos meses, a empresa está fazendo monitoramentos de dados em regiões especificas para caso seja necessário, ações pontuais sejam tomadas.
Edemilson acredita que os próximos meses serão de incertezas econômicas. “O futuro financeiro da população muito depende das ações adotadas pelo governo e capacidade das empresas se manterem, porém, em um cenário de estabilidade e incertezas, bem como aumento do desemprego e a consequente diminuição da renda, é esperado que a inadimplência aumente nos próximos meses”, ressalta.
Como dica, o empresário reforça a importância de ouvir o cliente e dentro das possibilidades, oferecer o melhor caminho para a resolução das dívidas para que se evite o acúmulo delas.